Como escolher um advogado?

Imagem do rosto do advogado Angelo Mestriner
Angelo Mestriner
Direito das Famílias / Advogado
Última atualização: 22 ago. 2023
Escrito por:

Em momentos de grandes decisões, todos buscam as melhores opções disponíveis. E quando se trata de questões jurídicas, a escolha do advogado é crucial.

Os pontos chave na escolha de um advogado:

  • Advogado Especializado vs Advogado Generalista
    Todo caso jurídico exige uma análise criteriosa, mesmo que possa parecer simples à primeira vista.

    Assim como na medicina, onde para condições específicas, como a pneumonia, um especialista na área, o pneumologista, é mais recomendado do que um médico generalista, o mesmo se aplica ao direito.

    Embora o advogado generalista possa lidar com diferentes áreas do direito, a expertise de um especialista geralmente oferece uma vantagem.

  • Consulta Jurídica
    Nessa etapa, o pretenso cliente deve preparar um histórico do caso, juntar as provas que estão em seu poder (quando possível) e ter claro o seu objetivo. Portanto, não é apenas uma formalidade, mas um passo fundamental para entender e delinear a trajetória jurídica que se seguirá.

    Na consulta (ou reunião inicial) com o advogado será debatido se o objetivo perquirido pelo cliente é viável, ou seja, se não há nenhum impedimento legal para tanto ou inviabilidade do pedido.

    Por exemplo, se o pretenso cliente tem um crédito a receber de jogo do bicho, ele estará desamparado pelo Poder Judiciário para satisfazer sua pretensão, uma vez que o jogo do bicho é considerado uma infração penal.

    Outro exemplo seria o caso do pai desempregado que não tem a guarda do filho menor e tem interesse em se exonerar da pensão alimentícia devida ao filho. Tal pedido é inviável uma vez que a necessidade do filho menor é presumida, ainda que o genitor esteja desempregado.

    Os cenários são diversos e cabe ao advogado aconselhar e orientar juridicamente o pretenso cliente nesse aspecto. Por isso se mostra de suma importância a realização de uma consulta jurídica antes mesmo de contratar o advogado para ajuizamento ou defesa da ação judicial.

    Desse modo, a consulta jurídica oportuniza ao advogado a análise prévia do caso concreto e orientação mais assertiva de acordo com os interesses do cliente prospectivo.

    Em muitos casos uma única consulta jurídica não é suficiente para o advogado já apresentar um modelo de solução jurídica e suas variantes, pois determinados assuntos são por demais complexos e exigem do advogado mais tempo de análise.

    Por fim e não menos importante, a consulta jurídica tem um custo tal como uma consulta médica, portanto, você precisa ficar atento quando o advogado deixar de cobrar uma remuneração diante da consulta jurídica (ou reunião inicial) prestada. Em outras palavras: você já foi atendido "de graça" por médico particular? A resposta definitivamente é NÃO, portanto, desconfie do advogado que não cobra a consulta jurídica.

  • Qual advogado cuidará da causa?
    Outro ponto relevante que a pessoa deve redobrar a atenção ao escolher um advogado é se o advogado que está atendendo você durante a consulta jurídica será o mesmo que irá cuidar da causa.

    Em princípio essa questão parece irrelevante, mas não é. Isso acontece por exemplo quando um advogado tem muito serviço ou não é especialista sobre aquele determinado assunto. Em ambos os casos, o advogado contrata outro advogado ou faz parceria com outro escritório para atender o cliente recém chegado.

    Com efeito, se o advogado desde o primeiro encontro com o cliente estabelece que não será ele quem atuará nos atos processuais daquele processo, não vejo problema algum, uma vez que desde o início o cliente tinha ciência do fato.

    Ocorre que na maioria das vezes essa informação não é repassada ao cliente e o usuário do serviço somente toma conhecimento no dia da audiência ou quando liga ao escritório de advocacia para tomar conhecimento do andamento do processo e descobre que é outro advogado responsável por sua causa.

    Por outro lado, oportuno fazer uma observação: o advogado é um ser humano como qualquer outro, logo, passível de ficar doente, ter compromissos de cunho pessoal, ter direito às férias, etc., no qual eventualmente o impossibilite de participar de uma audiência ou realizar um ato processual específico.

  • Do Contrato
    Um dos pontos de maior destaque na escolha do advogado é se aquele profissional confecciona um contrato de prestação de serviços convencionando os honorários advocatícios com as obrigações e deveres do advogado contratado e do cliente contratante.

    Não é raro o advogado e o cliente convencionarem honorários advocatícios por meio da confiança, também popularmente conhecida como "fio do bigode".

    Essa expressão "fio do bigode" é utilizada principalmente no interior do Estado no qual é denominada pelo acerto do trabalho e do pagamento feito exclusivamente na forma falada, na base da confiança, sem nenhum documento que materialize a vontade de cada parte.

    A urgência de certos casos pode dificultar a elaboração de um contrato imediato, mas essa situação deve ser rara. Se um advogado reluta em formalizar um contrato, recomenda-se avaliar cuidadosamente sua contratação.

  • Honorários Advocatícios
    Um bom advogado não se sujeita a reduzir seus honorários advocatícios. Quando o cliente tenha barganhar um valor menor de honorários advocatícios, ou seja, buscando uma vantagem patrimonial sobre o trabalho alheio, tal pedido poderá ser visto como uma ofensa pelo advogado.

    A Ordem dos Advogados estipula uma tabela de honorários, definindo o montante mínimo aceitável para cada serviço prestado. Advogados que cobram valores abaixo dessa tabela, salvo em circunstâncias excepcionais, estão desalinhados com a lei e o Código de Ética da categoria, enfrentando possíveis consequências disciplinares.

    Além disso, os clientes que optam por profissionais que cobram valores muito baixos podem acabar enfrentando dificuldades no decorrer do processo. Um profissional mal remunerado pode não dedicar o devido tempo e atenção ao caso. Há um ditado que diz: "quem paga mal, paga duas vezes", ressaltando que, em muitas situações, a economia inicial pode resultar em custos adicionais a longo prazo.

    É sempre recomendável que os clientes verifiquem a tabela de honorários no site da Ordem dos Advogados do seu estado.

  • Localização geográfica
    O Poder Judiciário implementou o Processo Judicial Eletrônico na maioria das cidades brasileiras, ou seja, o processo e os atos processuais são realizados por meio de sistema de computador. É dizer que não há mais necessidade do advogado ter que se deslocar para o fórum para protocolar a ação judicial ou protocolar requerimentos judiciais.

    A internet, redes sociais e tecnologia para videoconferência também facilitou e muito o contato do advogado com o cliente e com o magistrado.

    A pandemia do COVID-19 fez com que os Tribunais atualizassem seus sistemas e agora permite que audiências e despachos possam ser realizados virtualmente, por meio de videoconferência agendada com o magistrado.

    Nesse sentido, em pleno século XXI, a localização geográfica não é mais um impeditivo para contratação de um advogado. Trata-se de um verdadeiro ganho para as pessoas que estão enfrentando um problema jurídico, pois há mais e melhores opções de escolha por um profissional que realmente assista o cliente em sua completude.

    A barreira geográfica não se mostra mais como impeditivo para contratação de advogado que reside em comarca diversa do cliente, tal como ocorria há alguns anos.


AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.

Entre em contato com nosso escritório

Para obter mais informações sobre assuntos jurídicos relacionados à direito de família e sucessões, entre em contato com o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner no telefone (11) 5504.1941 ou WhatsApp (11) 9.8641.5328 . Durante a consulta jurídica inicial, você pode discutir suas preocupações específicas.

Nós representamos pessoas na cidade de São Paulo e grande São Paulo, além de todo Brasil onde já esteja implementado o processo eletrônico.

Informações sobre consulta jurídica, clique aqui.

Veja também

Exclusividade

O cliente é atendido pelo mesmo advogado do início ao fim do processo de modo proporcionar ao cliente uma relação mais próxima com o advogado, estabelecendo, nesse viés, confiança e segurança entre todos os envolvidos, principalmente nos litígios que envolvem causas familiares, onde muitas vezes há desgastes emocionais entre os envolvidos.

Sobre o advogado

Advocacia familiar. Advogado especializado em assuntos jurídicos sobre direito de família e sucessões.

é advogado especializado em Direito de Família e Sucessões. É pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo) e pela Faculdade Damásio de São Paulo. É membro do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família). É mediador e facilitador de conflitos, capacitado pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). Atua com causas familiares desde o período acadêmico quando iniciou suas atividades de estágio no Escritório Modelo mantido pela Faculdade e, após, no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Escritório

Sala de Reunião (8 posições) Sala de Reunião (6 posições) Sala de Reunião (4 posições)

Situado na emblemática Avenida Paulista, entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, — a poucos metros da estação de metrô Brigadeiro (linha 2-verde) — o escritório do Dr. Angelo Mestriner se diferencia no cenário jurídico de São Paulo por sua infraestrutura inovadora e a personalização no atendimento ao cliente.

Com a implementação de um sistema de atendimento que engloba tanto a interação face a face quanto consultas por videochamada, o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner transcende as barreiras físicas, garantindo que clientes de qualquer parte do Brasil possam se beneficiar de seus serviços especializados em Direito de Família e Sucessões.

Esta abordagem adaptativa não apenas responde aos desafios contemporâneos de locomoção, mas também reflete a preferência dos clientes do escritório, valorizando o conforto e a eficiência.

Em São Paulo, o escritório do Dr. Angelo Mestriner atua em todos os fóruns, cobrindo áreas como Fórum Central João Mendes Jr, e Fóruns Regionais como Santana, Santo Amaro, Jabaquara, Lapa, Vila Prudente, São Miguel Paulista, Penha de França, Itaquera, Tatuapé, Ipiranga, Pinheiros, Nossa Senhora do Ó, Butantã, entre outros, garantindo representação legal abrangente em diversos bairros da cidade.

Esta presença garante uma representação legal abrangente não apenas em diversos bairros da capital, como também se estende à região metropolitana, alcançando cidades como Santo André, São Caetano, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá, Campinas, Jundiaí e até a Baixada Santista, incluindo Santos e Praia Grande.

Além do estado de São Paulo, o alcance de nossos serviços estende-se a outras regiões, incluindo, mas não se limitando a, capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, bem como a importantes centros urbanos em todo o território nacional.

Essa dualidade de atuação — localmente focada e nacionalmente abrangente — permite que o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner ofereça uma gama de serviços jurídicos altamente especializados para todo o território nacional, independentemente da localização geográfica de nossos clientes.

O objetivo é garantir que, seja qual for a demanda ou a localização do cliente, o escritório possa fornecer um atendimento jurídico eficiente, personalizado e acessível.

Nesse sentido, a essência do serviço do escritório do Dr. Angelo Mestriner não reside somente na excelência jurídica, mas também na capacidade de construir relacionamentos sólidos e confiáveis com cada um dos clientes.

Através do uso de tecnologias avançadas de comunicação, o Dr. Angelo estabelece um canal direto e eficaz, garantindo um atendimento personalizado que atende às necessidades específicas de cada cliente, seja virtualmente ou presencialmente, conforme conveniência.

Ao optar pelo escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner, você escolhe um parceiro jurídico que alia expertise, tecnologia e um modelo de atendimento flexível e humanizado, assegurando soluções jurídicas personalizadas e eficazes, adaptadas ao seu contexto e preferências.

Endereço

Av. Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707 - caixa postal 075 - Bela Vista São Paulo, SP - CEP: 01310-910 Brasil

Horário de Atendimento do Escritório

De segunda-feira a Sexta-feira das 08h30 às 19h00 e aos Sábados 08h00 às 12h00 (quinzenalmente).

Contatos

Telefone: (11) 5504.1941

Links Úteis

Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Defensoria Pública do Estado de São Paulo Conselho Nacional da Justiça Tribunal de Justiça de São Paulo Instituto Brasileiro de Direito de Família

© Advogado Angelo Mestriner. Todos os direitos reservados. Veja nossa Política de Privacidade