Direito de Família / Pensão Alimentícia

Revisão da pensão alimentícia em razão do desemprego

escritório de advocacia especializado em direito de família

Data da publicação:
Última atualização: 19 Jun 2020
Escrito por:

Imagem do rosto do advogado Angelo Mestriner
Angelo Mestriner
A crise mundial e, em especial, a crise brasileira instalada nesses últimos anos em razão da ingerência e corrupção política faz com que as empresas, para conterem gastos e se manterem vivas diante da falta de crédito e desconfiança da retomada de crescimento econômico-financeiro brasileiro, reduzam o quadro de funcionários de sua lista, desligando-os da empresa.

Vai daí que surge para o funcionário demitido aquela dúvida sobre a incerteza de recolocação imediata no mercado de trabalho e a famosa pergunta "fui demitido, como vou pagar as contas no final do mês?".

Sem sombra de dúvidas, essa pergunta assola qualquer família cuja principal fonte de renda é daquele pai que acabou de ser demitido. Isso porque existem obrigações mensais que não importam se a pessoa está empregada ou não, pois, diante dos compromissos firmados, esperam que honre a obrigação, sob as penalidades da lei.

Citemos alguns exemplos: 1) falta de pagamento da conta de energia traz como consequência o corte da energia em sua residência; 2) falta de pagamento da escola do seu filho traz como consequência o protesto do título; 3) falta de pagamento do plano de saúde traz como consequência o desligamento da seguradora de saúde; 4) falta de pagamento da pensão alimentícia traz como consequência a penhora dos bens, prisão ou mesmo restrição de outros direitos; etc.

É sabido que a demissão sem justa causa do funcionário faz com que ele tenha um acréscimo de 40% sobre a rescisão contratual, incluídas as verbas trabalhistas de direito, além do seguro-desemprego.

Presume-se que essa quantia será suficiente para que o funcionário demitido consiga superar as adversidades, mantendo-se por alguns meses até sua recolocação profissional, podendo honrar as obrigações já contraídas e, sobretudo, a pensão alimentícia devida ao filho.

Acontece que a crise brasileira prolongada tem postergado a recuperação das empresas, fazendo com que as empregadoras se reestruturem reduzindo o quadro de funcionários para conter o orçamento, conforme aponta estudo realizado pelo IBGE que apontou que em julho de 2017 havia 13,5 milhões de desempregados.

Diante desse cenário, apurou-se no início do ano de 2017, conforme aponta a Defensoria Pública do Estado do Ceará e também outros Estados brasileiros, como Estado de São Paulo , aumento significativo nos pedidos de revisão de pensão alimentícia para que o pai reduza a verba alimentar paga em favor do filho, com fundamento de que as possibilidades do genitor foram reduzidas em razão do desemprego.

Vale relembrar que tanto a fixação quanto a revisão da verba alimentar, de acordo com a lei 5.478/1968 se pauta pelo binômio necessidade do menor de idade e possibilidade dos pais (pai e mãe).

Desse modo, surgindo fato superveniente que reduza as possibilidades do pai em continuar pagando aquela verba alimentar outrora fixada pela Justiça, surge o direito de pedir a revisão da pensão alimentícia paga, ainda que por um curto período de tempo, até que o pai novamente se restabeleça financeiramente.

Do outro lado, aplica-se a mesma medida, havendo aumento das despesas do filho, surge para a criança ou adolescente o direito de pleitear no Poder Judiciário a majoração da verba paga pelo pai, a fim de adequar as reais necessidades da prole.

O que não pode acontecer é o pai, na expectativa de rapidamente se recolocar no mercado de trabalho, deixar de comunicar o Poder Judiciário acerca do desemprego e consequente redução de seu salário mensal, isso porque, existem consequências muito sérias em razão do descumprimento do pagamento da pensão alimentícia.

Aliás, não adianta o pai informar a mãe da criança, por decisão unilateral paterna, que começará a pagar um valor menor daquele valor fixado pelo Poder Judiciário, ou mesmo que não mais pagará a pensão alimentícia porque está desempregado, pois esta liberalidade praticada pelo alimentante resulta em descumprimento de uma ordem judicial, trazendo sérias consequências.

Hoje em dia, por exemplo, o devedor da pensão alimentícia pode ser preso, ter seus bens penhorados, ter suspenso sua habilitação para dirigir, apreensão de seu passaporte, inscrição nos órgãos de protesto, etc. Trata-se, portanto, de um arcabouço de medidas que tentam fazer com que o devedor adimpla sua obrigação, salvaguardando os interesses de seu filho, que tem necessidade presumida.

Como dito, a mera liberalidade perpetrada pelo pai em reduzir ou até mesmo suspender o pagamento da pensão alimentícia destinada ao filho com fundamento de que foi demitido e está desempregado não se justifica, razão pela qual poderá sofrer uma das sanções acima mencionadas.

Diferente é o caso daquele pai que diante da situação da demissão e desemprego já comunica o juízo da Vara de Direito de Família sobre a situação que vivencia e pede para reduzir a pensão por um breve período de tempo até que volte a trabalhar e receber o mesmo rendimento que tinha antes da demissão.

Como se percebe, há uma linha muito tênue entre os dois últimos parágrafos, pois a causa de pedir da redução da pensão alimentícia é o desemprego e consequente diminuição da renda mensal. No entanto, na primeira situação, o pai deixa de comunicar o juízo sobre a demissão e por vontade própria suspende ou reduz a verba alimentar destinada ao filho, violando a decisão judicial que fixou a pensão alimentícia em favor do menor de idade. Já no segundo caso, o juiz toma ciência do ocorrido e emite nova decisão reduzindo a pensão alimentar ainda que temporariamente, ou seja, há uma nova ordem judicial que revisa a verba alimentar tudo dentro da legalidade.

Por essas razões, diante de desemprego do alimentante e consequente redução de seus rendimentos, mostra-se prudente que o genitor comunique imediatamente o Poder Judiciário sobre esse novo fato a fim de que não seja surpreendido por eventual ação judicial de execução de pensão alimentícia exigindo uma das sanções acima mencionadas.

Referência:

(1) Com crise, aumentam pedidos na Defensoria para rever pensão de filhos

(2) Com crise, aumentam pedidos para Justiça de SP rever pensão de filhos


AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.



Entre em contato com nosso escritório

Para obter mais informações sobre assuntos jurídicos relacionados a pensão alimentícia, entre em contato com o escritório do Dr. Angelo Mestriner no telefone (11) 5504-1941. Durante a consulta jurídica inicial, você pode discutir suas preocupações específicas.

Nós representamos pessoas na cidade de São Paulo e grande São Paulo, além de todo Brasil onde já esteja implementado o processo eletrônico.






Siga-nos nas nossas redes sociais



Sobre o advogado
Advocacia familiar. Advogado especializado em assuntos jurídicos sobre pensão alimentícia.

é advogado especializado em Direito de Família e Sucessões. É pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo). É pesquisador vinculado ao NEDUC (Núcleo de Estudo de Direito Educacional) pela PUC (Pontifícia Universidade Católica). É membro do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família). É mediador e facilitador de conflitos, capacitado pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). Atua exclusivamente com causas familiares desde o período acadêmico quando iniciou suas atividades no Escritório Modelo mantido pela Faculdade e, após, no Ministério Público do Estado de São Paulo.


Escritório
O escritório se diferencia dos outros escritórios tradicionais oferecendo uma estrutura que permite que o cliente seja atendido em salas individuais de modo a garantir sigilo e discrição da causa.

A localização do escritório também privilegia a mobilidade e acessibilidade do cliente. Nesse sentido, o escritório de advocacia em direito de família do Dr. Angelo Mestriner está localizado no coração da cidade de São Paulo, com endereço na Avenida Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707, Bela Vista – São Paulo/SP – CEP: 01310-910, entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, garantindo, desse modo, maior facilidade de deslocamento aos seus clientes uma vez que está a poucos metros da estação de metrô Brigadeiro (linha 2-verde).

O escritório oferece advocacia em São Paulo, com forte atuação no Fórum Central João Mendes Jr, Foro Regional de Santana, Foro Regional de Santo Amaro, Foro Regional do Jabaquara, Foro Regional da Lapa, Foro Regional da Vila Prudente, Foro Regional de São Miguel Paulista, Foro Regional da Penha de França, Foro Regional de Itaquera, Foro Regional do Tatuapé, Foro Regional do Ipiranga, Foro Regional de Pinheiros, Foro Regional de Nossa Senhora do Ó, Foro Regional do Butantã.

Nesse sentido, destacamos alguns distritos da cidade de São Paulo que abrangem a área de atuação do escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner que pertencem às regiões mencionadas acima.

Zona norte: Jaçanã, Mandaqui, Santana, Tremembé, Tucuruvi, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Medeiros.

Zona norte 2: Anhanguera, Cachoeirinha, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaraguá, Limão, Perus, Pirituba, São Domingos.

Zona sul: Campo Belo, Cursino, Ipiranga, Jabaquara, Moema, Sacomã, Saúde, Vila Mariana.

Zona sul 2: Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Angela, Jardim São Luis, Marsilac, Parelheiros, Pedreira, Santo Amaro, Socorro, Vila Andrade.

Zona oeste: Alto de Pinheiros, Barra Funda, Butantã, Itaim-Bibi, Jaguará, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Leopoldina, Vila Sônia.

Zona leste: Água Rasa, Aricanduva, Artur Alvim, Belém, Cangaíba, Carrão, Mooca, Penha, Ponta Rasa, São Lucas, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde, Vila Prudente.

Zona leste 2: Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Iguatemi, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim Helena, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus, São Rafael, Vila Curuçá, Vila Jacuí.

Não menos importante o escritório de advocacia em direito de família do Dr. Angelo Mestriner também tem atuação nacional em todas as principais cidades que já tenham implementado o processo judicial eletrônico.



Exclusividade
O cliente é atendido pelo mesmo advogado do início ao fim do processo de modo proporcionar ao cliente uma relação mais próxima com o advogado, estabelecendo, nesse viés, confiança e segurança entre todos os envolvidos, principalmente nos litígios que envolvem causas familiares, onde muitas vezes há desgastes emocionais entre os envolvidos.



Endereço
Av. Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707 - caixa postal 075 - Bela Vista São Paulo, SP - CEP: 01310-910


Horário de Atendimento do escritório:
De segunda-feira a Sexta-feira das 08h30 às 19h00 e aos Sábados 08h00 às 12h00.


Contato por E-mail
atendimento@angelomestriner.adv.br


Contato por Telefone
(011) 5504.1941


Contato por WhatsApp
(11) 9.8641.5328




Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo
Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Conselho Nacional da Justiça
Tribunal de Justiça de São Paulo
Instituto Brasileiro de Direito de Família