Tudo que o comprador precisa saber sobre compra e venda de imóvel

Imagem do rosto do advogado Angelo Mestriner
Angelo Mestriner
Direito Civil / Bem Imóvel
Última atualização: 03 jan. 2023
Escrito por:

A compra de um imóvel é o sonho de toda família brasileira. No entanto, o comprador deve ficar atento a inúmeros fatores no momento em que ele manifestar interesse na compra do imóvel usado a fim de que a compra do imóvel seja realizada com o menor risco e maior segurança possível.

Nesse sentido, existem diversos riscos na compra e venda de um ímóvel usado que podem levar à anulação ou nulidade do negócio jurídico (desfazimento da compra e venda) que, ao final, por consequência, o comprador terá muita dificuldade para reaver o dinheiro que pagou do bem imóvel.

Este artigo abordará diversos tópicos para que o comprador adquira o imóvel usado com segurança e em conformidade com a lei, de modo a assegurar uma negociação transparente entre todos os envolvidos.

Contudo, esse artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico, daí a importância de contratar uma assessoria jurídica para auxiliá-lo e acompanhá-lo nesta transação de compra do bem imóvel usado.

Vejamos:

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL USADO URBANO

A partir do momento que o comprador define o imóvel que pretende comprar, é muito importante que essa intenção seja registrada por meio de um contrato preliminar ou mesmo definitivo de compra e venda.

O contrato preliminar ou definitivo de contrato de compra e venda é o instrumento legal que formaliza todas as regras que devem ser obedecidas pelo comprador e pelo vendedor nessa transação de venda e compra do imóvel usado, trazendo, portanto, tranquilidade a quem vende e a quem compra o imóvel.

Por outro lado, também é comum a negociação seguir sem assinatura de contrato de compra e venda pelos interessados, o que traz riscos tanto para o comprador quanto para o vendedor, uma vez que não haverá garantia para nenhuma das partes em caso de desistência da venda e compra, por exemplo.

Por exemplo, comprador manifesta intenção de compra do imóvel por meio de um sinal. Proprietário do imóvel desiste da venda. Como fica a devolução desse dinheiro sem contrato assinado definindo as regras?

Outro exemplo, comprador adquire o imóvel e descobre que o imóvel possui dívidas que não foram pagas pelo antigo proprietário. Como fica o pagamento dessas dívidas sem contrato assinado definindo as regras?

Voltando os olhos para o contrato de compra e venda do imóvel usado, o comprador também deve se precaver.

É muito comum o corretor de imóveis forçar o comprador a assinatura do contrato de intenção de compra do imóvel, exigindo-lhe um sinal (que geralmente é feita em dinheiro) como garantia de que o negócio será concretizado, sem permitir que o comprador possa entregar o documento a um advogado de sua confiança para análise.

E aí já começam aparecer "as pegadinhas" ou falta de transparência na negociação.

Isso porque o sinal (também conhecido como arras) pode ser confirmatório ou penitencial e, na maioria das vezes, o comprador sequer sabe a diferença entre eles e acaba assinando um documento sem conhecer as consequências.

Imagina, por exemplo, que o imóvel será financiado. A instituição financeira exige que o comprador faça uma vistoria técnica no imóvel que será comprado. Ou ainda, o comprador pretende realizar uma vistoria particular no imóvel, independentemente de financiamento.

Em ambos os casos, a vistoria é paga a um terceiro para que ele emita um laudo técnico sobre a regularidade e condições de habitabilidade do bem imóvel usado.

Comprador paga a vistoria, mas o proprietário do imóvel desiste da venda do bem.

Se a negociação foi apenas verbal (de "boca") muito dificilmente o comprador conseguirá exigir que o vendedor o restitua sobre as despesas que o comprador teve com a vistoria do imóvel.

Se os termos da negociação foi escrito, a depender da forma como foi redigido o contrato, o vendedor terá direito tão somente a devolução do sinal, mais o equivalente, ou seja, o comprador suportará o ônus das despesas com a vistoria do bem, por exemplo, caso o valor a ser recebido seja inferior às despesas com a vistoria do imóvel.

Do mesmo modo ocorre com a documentação do imóvel usado do vendedor.

É muito comum a imobiliária exigir a apresentação de documentação mínima do vendedor e do imóvel para apurar se existe algo que possa impedir a concretização da venda e compra. Daí a importância do comprador exigir documentação adicional antes de concretizar a compra.

No entanto, se documentos requeridos pelo comprador não constarem expressamente no contrato preliminar ou definitivo de compra e venda do imóvel usado e sobrevindo documentação superveniente que ateste risco na transação de venda e compra do bem imóvel, fazendo com que o comprador desista da compra, é provável que ele não tenha direito a restituição do dinheiro entregou como sinal.

Portanto, a conclusão a que se chega é que o processo de compra de um imóvel usado é burocrático e demanda uma análise criteriosa, sendo de responsabilidade do comprador tomar as providências necessárias para garantir que a compra do imóvel seja realizada com o mínimo de risco e a máxima segurança.

Daí a importância da assessoria jurídica do advogado para auxiliá-lo do começo ao fim desse processo de compra e venda de imóvel.

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPRA DE IMÓVEL USADO URBANO

A compra de um imóvel exige muita atenção do comprador para que ele não caia em armadilhas, por isso é muito importante que sejam exigidos diversos documentos do imóvel e do vendedor para que a compra do imóvel seja realizada com o menor risco e maior segurança possível.

No caso, para facilitar a ordem de pesquisa de documentos, pode-se dividir em 3 etapas, quais sejam: a) documentação do vendedor (e da esposa, se houver); b) documentação da empresa do devedor (se houver) e c) documentação do imóvel.

Documentação do vendedor do imóvel usado

Documentação pessoal do vendedor (RG, CPF, título de eleitor e comprovante do estado civil)

A documentação pessoal serve para aferir a autenticidade dos vendedores e garantir que o comprador possa realizar pesquisas para emissões de certidões e verificar se existe alguma irregularidade passível de comprometer a aquisição do bem imóvel.

A documentação pessoal do vendedor também serve para o comprador pesquisar se existe alguma empresa em nome do vendedor e, como consequência, descobrir a solvência dela perante os credores.

Além disso, se o vendedor for casado, o comprador deve exigir também a documentação de identificação da esposa do vendedor, salvo se o vendedor for casado no regime de separação total de bens.

Se o vendedor declarar que vive em união estável, o estado civil dele não se altera, contudo, se houver o registro da união, é importante exigir a escritura pública de união estável em conjunto com a documentação pessoal do convivente.

Independentemente do vendedor ser solteiro, casado, divorciado ou viúvo, é importante que o comprador exija a apresentação da certidão de nascimento ou casamento devidamente atualizada, ou seja, a certidão deve ser emitida em no máximo um mês da solicitação, justamente para que o comprador tenha acesso às averbações.

E por quê isso?

Imagina, por exemplo, que o vendedor foi judicialmente interditado. Essa informação constará averbada na certidão de nascimento ou casamento do vendedor.

Nessa hipótese, a venda de imóvel de pessoa interditada tem que passar pela anuência do Ministério Público e do Poder Judiciário, sob pena de desfazimento da compra e venda e, como consequência, causará variados dissabores ao comprador.

Certidões negativas da Justiça

Também é importante que o comprador requeira a certidão dos distribuidores cível e criminal da Justiça Estadual, certidões da Justiça Eleitoral, certidões da Justiça Trabalhista e Certidão da Justiça Militar.

Essas certidões servem para que o comprador possa verificar se existe alguma ação judicial contra o vendedor e se essa ação judicial pode trazer algum risco para a concretização da compra do bem imóvel usado, por conta de uma penhora, bloqueio ou indisponibilidade do bem, por exemplo.

Portanto, não é porque a certidão veio apontando processos contra o vendedor que a transação de venda e compra do imóvel deve ser evitada. Daí a importância de um advogado para assessorar o comprador na análise dessa documentação e, informá-lo sobre os possíveis desmembramentos.

Certidão negativa de débito do vendedor (CND)

A CND (Certidão negativa de débito) é um documento que ​certifica a inexistência de débitos tributários declarados ou apurados pendentes de inscrição na dívida ativa de responsabilidade do vendedor do imóvel.

A CND pode ser tanto municipal, estadual quanto federal.

A CND federal é emitida pela Receita Federal. Já a CND estadual é emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda. Enquanto que a CND municipal é emitida pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Essa documentação serve para verificar se existe algum risco para a concretização da compra do bem imóvel usado, por conta de dívida tributária no qual o nome do vendedor esteja inserido.

Certidão Negativa de Protesto do vendedor

Outro documento a ser requerido pelo comprador é a certidão negativa de protesto do vendedor.

A certidão negativa de protesto é um documento que serve para o comprador verificar se existe inadimplência ou não do devedor junto ao Cartório de Protesto da cidade que ele mantém residência e domicílio.

Dependendo da cidade, existe mais de um Cartório de Protesto. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem 10 Cartórios de Protestos.

É importante que a certidão negativa de protesto do vendedor seja emitida em todos os Cartórios de Protestos da cidade que ele mantém domicílio e residência.

Se o vendedor possuir empresa, a pesquisa deve abranger a pessoa jurídica do vendedor.

Se o vendedor for casado ou vive em união estável, a pesquisa também deve abranger a pessoa física e jurídica do(a) cônjuge ou companheiro(a).

Documentação da empresa do vendedor

Se for apurado que o vendedor possui empresa em seu nome, o comprador deve exigir do vendedor ou pesquisar sobre a saúde financeira da empresa, ou seja, se há algum risco da empresa se tornar insolvente e o imóvel objeto de venda e compra possa, de algum modo, ser utilizado para dar garantia aos credores.

Nesse mote, é importante que o vendedor solicite ou pesquise a seguinte documentação da empresa do vendedor:
1) o contrato social atualizado;
2) CND (certidões negativas de débito) na esfera municipal, estadual ou federal;
3) certidão de falência, concordata ou recuperação judicial;
4) certidões de ações cíveis e criminais, na esfera estadual e federal;
5) certidões trabalhistas;
6) certidão de protesto.

No caso, ainda que as certidões tragam apontamentos, é possível apurar sobre o que se trata aquela ação judicial ou protesto e se isso poderá colocar em risco a compra do bem imóvel usado que está em nome da pessoa física do vendedor.

Documentação do imóvel usado

Matrícula do imóvel

Um dos documentos mais importantes no processo de compra e venda de um imóvel é a matrícula.

A matrícula do imóvel é um documento público que comprova que uma propriedade existe, com informações importantes anotadas no registro desde a construção do bem.

Além disso, a matrícula do imóvel permite que o comprador verifique quem são os verdadeiros proprietários do bem, informações sobre o tamanho da propriedade, se ela possui algum ônus, como por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia para financiamento, se o imóvel foi penhorado por conta de alguma dívida não paga pelo vendedor, etc.

Portanto, se o imóvel apresentar algum ônus, isso é um sinal de atenção para o comprador, pois se o vendedor não quitar aquela dívida, o negócio jurídico entre o comprador e o devedor provavelmente será desfeito, por ordem judicial.

E o devedor, no caso, não poderia alegar ignorância, por exemplo, para tentar justificar a validade da compra do imóvel.

Geralmente, costuma-se pedir uma certidão vintenária do bem imóvel para analisar as anotações feitas no imóvel.

Por conta desse cenário, costuma-se solicitar uma certidão vintenária do bem imóvel para analisar as anotações que foram feitas no imóvel.

Certidão vintenária é um documento que traz informações de registro em cartório contendo todas as informações sobre as transações e acontecimentos do imóvel.

Em resumo, certidão vintenária é uma certidão de matrícula atual do imóvel, com os registros dos últimos vinte anos, que seria um tempo razoável para verificar os acontecimentos do imóvel para, a partir daí, o comprador tomar uma decisão informada.

Certidão Negativa de Débitos de IPTU

A Certidão Negativa de Débitos de IPTU é um documento emitido pela Secretaria da Fazenda Municipal que atesta se o imóvel urbano possui débitos ou pendências tributárias.

No caso, havendo débitos ou pendências tributárias, é importante que o comprador tenha ciência do fato para, a partir daí, tomar a melhor decisão sobre a aquisição do bem imóvel e não ser pego de surpresa.

Declaração Negativa de débitos Condominial

Essa declaração deve ser exigida pelo comprador quando o imóvel objeto de venda e compra for um apartamento ou uma casa em condomínio.

Essa declaração serve para o comprador verificar se o imóvel possui ou não algum débito junto ao condomínio.

A dívida condominial é uma dívida de obrigação real, ou seja, ela acompanha o imóvel. Portanto, se o imóvel for vendido, competirá ao novo proprietário pagar a dívida.

Além disso, esse tipo de dívida faz o proprietário perder o imóvel, mesmo sendo um imóvel considerado bem de família.

Imóvel bem de família é aquele imóvel que, como regra, não pode ser penhorado, salvo as exceções previstas em lei.

E o débito condominial é uma das exceções previstas em lei.

Nesse caso, o comprador (que será o novo proprietário) deverá ter que pagar a dívida condominial que não foi paga pelo antigo proprietário, sob pena de perder o bem imóvel que acabou de comprar.

Considerações finais

Como pode ser visto, a compra e venda de um imóvel não é tarefa fácil para o comprador.

As transações imobiliárias envolvem muito dinheiro, daí que o comprador deve se cercar de todos os meios possíveis para que a negociação seja transparente entre todos os envolvidos, almejando o menor risco e maior segurança possível para concretizar o sonho da casa própria.

Ao ter que tomar grandes decisões em sua vida, por certo, você quer ter as melhores opções possíveis disponíveis, sendo um eufemismo ainda maior dizer que a escolha do advogado é muito importante.


AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.

Entre em contato com nosso escritório

Para obter mais informações sobre assuntos jurídicos relacionados à direito de família e sucessões, entre em contato com o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner no telefone (11) 5504.1941 ou WhatsApp (11) 9.8641.5328 . Durante a consulta jurídica inicial, você pode discutir suas preocupações específicas.

Nós representamos pessoas na cidade de São Paulo e grande São Paulo, além de todo Brasil onde já esteja implementado o processo eletrônico.

Informações sobre consulta jurídica, clique aqui.

Veja também

Exclusividade

O cliente é atendido pelo mesmo advogado do início ao fim do processo de modo proporcionar ao cliente uma relação mais próxima com o advogado, estabelecendo, nesse viés, confiança e segurança entre todos os envolvidos, principalmente nos litígios que envolvem causas familiares, onde muitas vezes há desgastes emocionais entre os envolvidos.

Sobre o advogado

Advocacia familiar. Advogado especializado em assuntos jurídicos sobre compra e venda de imóvel usado urbano.

é advogado especializado em Direito de Família e Sucessões. É pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo) e pela Faculdade Damásio de São Paulo. É membro do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família). É mediador e facilitador de conflitos, capacitado pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). Atua com causas familiares desde o período acadêmico quando iniciou suas atividades de estágio no Escritório Modelo mantido pela Faculdade e, após, no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Escritório

Sala de Reunião (8 posições) Sala de Reunião (6 posições) Sala de Reunião (4 posições)

Situado na emblemática Avenida Paulista, entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, — a poucos metros da estação de metrô Brigadeiro (linha 2-verde) — o escritório do Dr. Angelo Mestriner se diferencia no cenário jurídico de São Paulo por sua infraestrutura inovadora e a personalização no atendimento ao cliente.

Com a implementação de um sistema de atendimento que engloba tanto a interação face a face quanto consultas por videochamada, o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner transcende as barreiras físicas, garantindo que clientes de qualquer parte do Brasil possam se beneficiar de seus serviços especializados em Direito de Família e Sucessões.

Esta abordagem adaptativa não apenas responde aos desafios contemporâneos de locomoção, mas também reflete a preferência dos clientes do escritório, valorizando o conforto e a eficiência.

Em São Paulo, o escritório do Dr. Angelo Mestriner atua em todos os fóruns, cobrindo áreas como Fórum Central João Mendes Jr, e Fóruns Regionais como Santana, Santo Amaro, Jabaquara, Lapa, Vila Prudente, São Miguel Paulista, Penha de França, Itaquera, Tatuapé, Ipiranga, Pinheiros, Nossa Senhora do Ó, Butantã, entre outros, garantindo representação legal abrangente em diversos bairros da cidade.

Esta presença garante uma representação legal abrangente não apenas em diversos bairros da capital, como também se estende à região metropolitana, alcançando cidades como Santo André, São Caetano, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá, Campinas, Jundiaí e até a Baixada Santista, incluindo Santos e Praia Grande.

Além do estado de São Paulo, o alcance de nossos serviços estende-se a outras regiões, incluindo, mas não se limitando a, capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, bem como a importantes centros urbanos em todo o território nacional.

Essa dualidade de atuação — localmente focada e nacionalmente abrangente — permite que o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner ofereça uma gama de serviços jurídicos altamente especializados para todo o território nacional, independentemente da localização geográfica de nossos clientes.

O objetivo é garantir que, seja qual for a demanda ou a localização do cliente, o escritório possa fornecer um atendimento jurídico eficiente, personalizado e acessível.

Nesse sentido, a essência do serviço do escritório do Dr. Angelo Mestriner não reside somente na excelência jurídica, mas também na capacidade de construir relacionamentos sólidos e confiáveis com cada um dos clientes.

Através do uso de tecnologias avançadas de comunicação, o Dr. Angelo estabelece um canal direto e eficaz, garantindo um atendimento personalizado que atende às necessidades específicas de cada cliente, seja virtualmente ou presencialmente, conforme conveniência.

Ao optar pelo escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner, você escolhe um parceiro jurídico que alia expertise, tecnologia e um modelo de atendimento flexível e humanizado, assegurando soluções jurídicas personalizadas e eficazes, adaptadas ao seu contexto e preferências.

Endereço

Av. Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707 - caixa postal 075 - Bela Vista São Paulo, SP - CEP: 01310-910 Brasil

Horário de Atendimento do Escritório

De segunda-feira a Sexta-feira das 08h30 às 19h00 e aos Sábados 08h00 às 12h00 (quinzenalmente).

Contatos

Telefone: (11) 5504.1941

Links Úteis

Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Defensoria Pública do Estado de São Paulo Conselho Nacional da Justiça Tribunal de Justiça de São Paulo Instituto Brasileiro de Direito de Família

© Advogado Angelo Mestriner. Todos os direitos reservados. Veja nossa Política de Privacidade